Sobre nós

Faunas é um projecto de teatro vocacionado essencialmente para a infância e juventude. Os espectáculos pautam-se pela proximidade com a assistência, buscando linguagens que cruzam a expressão oral do contador de histórias com a plasticidade do teatro-dança.
Vários espetáculos incluem dinâmicas de interatividade com o público infanto-juvenil, no sentido de o tornar agente activo na comunicação e na edificação do seu próprio saber. A acção teatral torna-se um veículo de acesso do jovem à descoberta do mundo, dos outros e de si próprio. Por isso se trata de um projeto. Um projeto que ambiciona lançar sementes para colher frutos no prazo de quinze, vinte anos, quando os seus públicos se tornarem adultos e senhores do futuro.

 

 

- O conceito "Teatro Portátil"

Visitamos escolas, bibliotecas, auditórios, feiras, festas, praias, centros comerciais, teatros, casas particulares, museus, quintas, restaurantes e outros lugares, transformando momentaneamente esses espaços, como faziam os jograis medievais. Sentimo-nos herdeiros desses saltimbancos, contadores de histórias e comunicadores que faziam circular pensamentos, notícias e mensagens. Gostamos de pensar nos nossos espetáculos como arremedilhos, peças portáteis que se montam e desmontam por poucos atores e alguns adereços mágicos, capazes de construir, num qualquer espaço banal, uma ponte até aos sonhos.

- Espetáculos interativos

Um dos aspetos que nos caracteriza é a exploração de dinâmicas de interatividade com os públicos infantis. Pretende-se proporcionar à criança um experiência formativa e divertida no contacto com o teatro, onde a sua intervenção seja valorizada, contribuindo assim para a formação de um recetor ativo e participativo no processo de comunicação.

- Adaptação às etapas de desenvolvimento da criança

Consciente de que a criança atravessa diferentes modos de relação com mundo que a rodeia, o Projeto Faunas estabelece faixas etárias que orientam a construção dos espetáculos em função das necessidades da criança, nas várias etapas do seu desenvolvimento.

- Apoio de especialistas em pedagogia

O desafio de levar o teatro para fora dos espaços convencionais de teatro, procurando colocá-lo ao serviço da educação, conduziu os criativos do projeto a procurarem apoio pedagógico para as suas atividades. Assim, desenvolveu-se uma colaboração com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, através de alguns professores que têm dado consultoria ao projeto.


- Presença internacional

A nossa presença é solicitada para congressos e encontros internacionais de âmbito pedagógico, como foi o caso da IWE2009_6TH International Week of ESEC, a ProfMat'09, Encontros Pedagógicos promovidos pela Universidade de Havana, em Cuba, e a Universidade de São Paulo, no Brasil, e o Festival Internacional de Teatro de Curitiba.

 

 

Para obter mais informações sobre o nosso historial, consulte este documento.