Sobre nós

Faunas é um projecto de teatro vocacionado essencialmente para a infância e juventude. Os espectáculos pautam-se pela proximidade com a assistência, buscando linguagens que cruzam a expressão oral do contador de histórias com a plasticidade do teatro-dança.
Vários espetáculos incluem dinâmicas de interatividade com o público infanto-juvenil, no sentido de o tornar agente activo na comunicação e na edificação do seu próprio saber. A acção teatral torna-se um veículo de acesso do jovem à descoberta do mundo, dos outros e de si próprio. Por isso se trata de um projeto. Um projeto que ambiciona lançar sementes para colher frutos no prazo de quinze, vinte anos, quando os seus públicos se tornarem adultos e senhores do futuro.

 

 

- O conceito de "Teatro Portátil"

Visitamos escolas, bibliotecas, auditórios, feiras, festas, praias, centros comerciais, teatros, casas particulares, museus, quintas, restaurantes e outros lugares, transformando momentaneamente esses espaços, como faziam os jograis medievais. Sentimo-nos herdeiros desses saltimbancos, contadores de histórias e comunicadores que faziam circular pensamentos, notícias e mensagens. Gostamos de pensar nos nossos espetáculos como arremedilhos, peças portáteis que se montam e desmontam por poucos atores e alguns adereços mágicos, capazes de construir, num qualquer espaço banal, uma ponte até aos sonhos.

- Espetáculos interativos

Um dos aspetos que nos caracteriza é a exploração de dinâmicas de interatividade com os públicos infantis. Pretende-se proporcionar à criança um experiência formativa e divertida no contacto com o teatro, onde a sua intervenção seja valorizada, contribuindo assim para a formação de um recetor ativo e participativo no processo de comunicação.

- Adaptação às etapas de desenvolvimento da criança

Consciente de que a criança atravessa diferentes modos de relação com mundo que a rodeia, o Projeto Faunas estabelece faixas etárias que orientam a construção dos espetáculos em função das necessidades da criança, nas várias etapas do seu desenvolvimento.

- Apoio de especialistas em pedagogia

O desafio de levar o teatro para fora dos espaços convencionais de teatro, procurando colocá-lo ao serviço da educação, conduziu os criativos do projeto a procurarem apoio pedagógico para as suas atividades. Assim, desenvolveu-se uma colaboração com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, através de alguns professores que têm dado consultoria ao projeto.


- Presença internacional

A nossa presença é solicitada para congressos e encontros internacionais de âmbito pedagógico, como foi o caso da IWE2009_6TH International Week of ESEC, a ProfMat'09, Encontros Pedagógicos promovidos pela Universidade de Havana, em Cuba, e a Universidade de São Paulo, no Brasil, e o Festival Internacional de Teatro de Curitiba.

- Uma equipa multifacetada

Criado e dirigido por Isabel Fernandes Pinto, o Faunas - teatro portátil conta com o empenho, a colaboração e a amizade de vários artistas, criativos e técnicos, entre eles: Joaquim Pavão (guitarrista, compositor e cineasta), Maria Mata (atriz), Eva Braga Simões (soprano), Tucha Martins (figurinista), Sofia Lemos (atriz), Joana Teixeira (atriz), Fábio Costa (ator), Cláudia Ribeiro (figurinista), Marisa Silva (ilustradora), Fernanda Santos (artista plástica), André Rocha (violoncelista), Constança Carvalho Homem (atriz e tradutora), João Pádua (fotógrafo), José Oliveira (técnico de luz e diretor de fotografia), Xavier Marques (músico), entre outros.