bemcomum_imagem06.jpg

Espetáculo Transdisciplinar

BEM COMUM

Discursos artísticos em torno da palavra DEMOCRACIA e dos DIREITOS HUMANOS.

Projeto de Criação apoiado pela DGArtes - Ministério da Cultura da República Portuguesa.

logo_dgartes.png
logo_cultura.png

Bem Comum

espetáculo transdisciplinar

SINOPSE

Como chegamos até aqui? Desde os hominídeos caçadores-recoletores até ao humano criador de estados sociais, regimes democráticos e direitos humanos, percorremos um caminho tortuoso, pontuado de conquistas e quimeras. Perguntamo-nos se será exatamente um caminho, ou antes um território agreste que continuamos a desbravar.
Nesse território nasce Rodolfo Inácio Anacleto, fadado para estabelecer a paz entre os da sua espécie, apesar da sua força e do seu desespero. Por esse desígnio, ele atravessa os tempos, procura soluções, espanta-se. Mas ser herói é-lhe desconfortável. Rodolfo é demasiado humano. Erra.
O espetáculo cruza o trabalho de ator em torno de uma personagem de inspiração epopeica com o trabalho de coro de um conjunto de participantes do laboratório de teatro com a comunidade. Queremos olhar para nós próprios e, em conjunto, traçar caminhos para algumas perguntas, inquietações, espantos e pensamentos que nutrem esta quimera inesgotável por um bem comum.

FICHA TÉCNICA
Encenação e dramaturgia: Isabel Fernandes Pinto
Interpretação: Constança Carvalho Homem
Coro (participantes do Laboratório de Teatro com a Comunidade): Ana Cecília Abreu, Cassandra Ramos, Mariana Nunes, Mónica Martins, Viviane Mohr.
Direção musical e música eletrónica ao vivo: Xavier Marques
Vídeo, fotografia e assistência artística: Joaquim Pavão
Desenho de Luz: Marta Coutinho
Design: Marisa Silva | Lusty Capuccino
Produção: Fugir do Medo, associação cultural
Parceiros: Bombeiros Voluntários da Aguda | Cineclube de Avanca | Avanca International Cinema Festival
Parceiros institucionais: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto | Teatro Helena Sá e Costa – ESMAE-IPP
Agradecimentos: Catarina Martins, Daniel Rento Laureano, Dárida Fernandes, Diana Barbieri, Fábio de Sousa, Luísa Ferreira, Manuel Guedes, Rui Bessa, Sónia Barbosa, Tiago Vouga
Apoio: DGArtes | Ministério da Cultura da República Portuguesa

epopeiaderodolfo_01.jpg