Discursos artísticos em torno da palavra DEMOCRACIA e dos DIREITOS HUMANOS.

Projeto de Criação apoiado pela DGArtes - Ministério da Cultura da República Portuguesa.

logo_dgartes.png
logo_cultura.png

 

Ensaiar a Vida

oficinas de exploração criativa: teatro | expressão plástica | escrita criativa

Que farei com este muro? (8 - 18 anos)
O que quero para o mundo? (8 - 18 anos)
Quem sou eu? (4 - 8 anos)
 
ensaiaravida_quefareicomestemuro01.jpg

Que farei com este muro?

Se um muro é uma barreira, delimita um território que exclui aqueles que estão fora e enclausura aqueles que estão dentro.

O muro protege aqueles que inclui? De quê? Se os incluídos são impedidos de conhecer o que está para lá do muro, como poderão saber exatamente do que se estão a proteger?

(...) 

Nesta oficina, iremos construir, desconstruir, procurar significados e reconfigurações que nos permitam desenhar sobre a terra com os outros: os que nos são próximos e distantes, os que conhecemos e os que não conhecemos, aqueles de quem temos notícias e até aqueles que apenas imaginamos. Porque nenhum muro dura para sempre, entre indivíduos que se reconhecem como seres humanos.

 

O que quero para o mundo?

E se vivêssemos numa aldeia onde o silêncio era imposição, rodeada de uma floresta densa de palavras ferozes? Haveria outras palavras – fortes, operativas, pacíficas, importantes – que nos guiassem até ao lugar da escuta e do diálogo? Que palavras seriam essas?

Nesta oficina, construiremos abrigos para palavras importantes e máquinas para neutralizar palavras ferozes; iremos procurar caminhos para atravessar florestas escuras; algures à luz, iremos ensaiar a nossa epopeia de descoberta das palavras e dos nossos lugares de fala.

ensaiaravida_oquequeroparaomundo01.jpg
 

aboutus

I’m a paragraph. Double click here or click Edit Text to add some text of your own or to change the font. Tell your visitors a bit about your services.

LEARN MORE
ensaiaravida_quemsoueu_4_edited_edited.jpg

Quem sou eu?

A partir de contos de fadas tradicionais, vamos descobrir caminhos até nós próprios, enfrentando dragões, desbravando florestas e construindo formas de vencer lobos e medos. No fim, realizaremos a capa-abrigo-vestido-fortaleza do nosso herói. Vamos dar-lhe vida?